19 de abr. de 2011

BRIT HADASHA E A TORÁ

A “Torah de IHVH”, dada por Ele na criação e mediada por anjos a todos os profetas, vem da palavra hebraica “Torah” que quer dizer “ensino ou instrução”.

Veja a definição da Enciclopédia sobre isso:

“Torah (do hebraico תּוֹרָה, significando instrução, apontamento, lei) é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de Hamisha Humshei Torah, חמשה חומשי תורה - as cinco partes da Torah) e que constituem o texto central do judaísmo. Contém os relatos sobre a criação do mundo, da origem da humanidade, do pacto de Abraão e seus filhos, e a libertação dos filhos de Israel do Egito e sua peregrinação de quarenta anos até a terra prometida. Inclui também os mandamentos e leis que teriam sido dadas a Moisés para que entregasse e ensinasse ao povo de Israel.

Chamado também de Lei de Moisés (Torat Moshê, תּוֹרַת־מֹשֶׁה), hoje a maior parte dos estudiosos do Criticismo Superior são unânimes em concordar que Moisés< não é o autor do texto que possuímos, mas sim que se trate de uma compilação posterior, enquanto os estudiosos do Criticismo Inferior acreditam que o texto foi escrito pelo próprio Moshê, incluindo as partes que falam sobre sua morte. Por vezes o termo "Torah" é usado dentro do judaísmo rabínico para designar todo o conjunto da tradição judaica, incluindo a Torah oral (ver Talmud) e os ensinamentos rabínicos. O cristianismo baseado na tradução grega Septuaginta também conhece a Torah como Pentateuco, que constitui os cinco primeiros livros da Bíblia cristã>”.

A Brit Hadasha não nega a Torah. . .

1. A Torah é incrementada pelo âmago da Brit Hadasha no Messias.

“Eis que dias vêm, diz o IHVH, em que farei a restauração da aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o IHVH. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha Torah no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu D-us e eles serão o meu povo” (Jr 31:31-33).

“E, ouvindo-o eles, glorificaram ao IHVH, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da Torah” (At 21:20).

2. A Torah é perpétua ao longo da Brit Hadasha até o fim dos tempos.

“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da Torah, sem que tudo seja cumprido” (Mt 5:18).

3. O Messias veio ensinar a Torah, não aboli-la.

“Não cuideis que vim destruir a Torah ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir; qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus” (Mt 5:17, 19).

4. O enviado Sha´ul quis estabelecer a Torah, não aboli-la.

“Anulamos, pois, a Torah pela confiança? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a Torah” (Rm 3:31).

5. O Messias rejeitará qualquer um que trabalha contra a Torah.

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mt 7:21-23).

[Nota: A Versão King James (Inglês) diz "iniquity" [iniqüidade em português] mas a palavra grega ali é anomia, significando “sem Torah”, “anti-Torah” ou "contra a Torah"].

6. Sem o ensino da Torah nós não podemos saber o que IHVH considera ser pecado.

“Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade” (I Jo 3:4).

“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da Torah, porque pela Torah vem o conhecimento do pecado” (Rm 3:20).

“Que diremos pois? É a Torah pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela Torah; porque eu não conheceria a concupiscência, se a Torah não dissesse: Não cobiçarás” (Rm 7:7).

7. A Torah permanece santa, justa e boa.

“E assim a Torah é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (Rm 7:12).

8. A Torah é espiritual e só os espiritualmente perspicazes podem entender isto.

“Porque bem sabemos que a Torah é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado” (Rm 7:14).

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de D-us, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Co 2:14).

9. A Torah é a instrução válida sob a Brit Hadasha.

“Ele (o Messias), porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de D-us” (Mt 4:4).

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Tm 3:16).

[Nota: Os crentes da Brit Hadasha tiveram só a Torah e os profetas como a sua “Escritura” ].

10. Estar “debaixo de graça” não significa que nós rejeitamos a Torah.

“Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da Torah, mas debaixo da graça? De modo nenhum” (Rm 6:15).

[Nota: a declaração de Paulo “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da Torah, mas debaixo da graça” (Rm 6:14), é um dos versículos que a maioria entendeu mal no Brit Hadasha. Não estando "debaixo da Torah" não significa nós podemos rejeitar ou podemos desobedecer a Torah. A idéia é de uma perspectiva. A Torah deve estar em nós em vez de sobre nós. Isso significa que a Torah é ensinada a nós pelo Espírito em vez de posta sobre nós. Nós estamos debaixo de graça que é o poder para não pecar ou "transgredir a Torah". Em vez da Torah nos levar para fora (e longe), ela opera em nós através Espírito da Graça. Por isto Paulo diz, “De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Rm 6:2). E João diz, “Qualquer que é nascido de D-us não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de D-us. Nisto são manifestos os filhos de D-us, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de D-us” (I Jo 3:9-10).

11. A Torah não é suficiente justificar (salvar) uma pessoa.

“E de tudo o que, pela Torah de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê” (At 13:39).

“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da Torah, porque pela Torah vem o conhecimento do pecado” (Rm 3:20).

“Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma” (Gl 2:17).

[Nota: A inabilidade da Torah para justificar (Salvar) uma pessoa não nega a verdade da Torah. É a Torah que exige que nós tenhamos um sacrifício pelo pecado. A fé na justificação que passa pelo sacrifício do Messias é uma obediência a Torah. "Você deve nascer de novo"; esta é em sua essência uma ordem.]

12. O enviado Sha´ul viveu e ensinou a Torah.

“E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto” (At 18:18). Veja Números 6:5.

“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa” (Ef 6:2).

“Porque na Torah de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem D-us cuidado dos bois?” (I Co 9:9)

“Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao D-us de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Torah e nos profetas” (At 24:14).

“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque o Ungido, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade” (I Co 5:7-8).

“Sabemos, porém, que a Torah é boa, se alguém dela usa legitimamente; sabendo isto, que a Torah não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina” (I Tm 1:8-10).

13. O Crente deve Manter a Torah.

“E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes” (I Jo 2:2-5). Veja I João 5:2,3.

“o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de D-us, e têm o testemunho de Yeshua o Ungido” (Ap 12:17).

“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de D-us e a fé em Yeshua” (Ap 14:12).

Registrado 1996. David M. Hargis. Todos os direitos reservados.

Tradução: Mário Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário