1 de dez. de 2009

ESTUDOS BIBLICOS

Estudos Bíblicos

A Lição de Galatas 6:6

“Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui”. 01. O sentido do versículo é que aquele que é instruído na palavra, reparta coisas boas com aquele que o instrui! O discípulo, o aluno, a ovelha em relação ao seu instrutor, ao Mestre, ao Pastor. Pastorear é, basicamente, dar alimento ao rebanho.

MaHanêh e Mil’Hamáh

Guerra na Faixa de Gaza
Guerra na Faixa de Gaza

O Salmo 27, de Davi, constitui um dos mais belos cânticos de fé e um antídoto forte e poderoso contra o medo, o receio, a dúvida, o desânimo, a fraqueza, a insegurança e outros identificados e desafiantes gigantes da alma. De início, o salmista proclama confiantemente: יְהוָה אוֹרִי וְיִשְׁעִי מִמִּי אִירָא

Israel, o ponteiro do relógio de Deus!

Relógio de Sol
Relógio de Sol
Pode-se dizer que o mundo gira, dia e noite, em torno de Israel. Nos acontecimentos do Oriente Médio, Israel – Jerusalém sempre estão em foco e, na perspectiva bíblica, tal posição se intensificará cada vez mais: “farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que carregarem com ela certamente serão despedaçados e ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra.” (Zacarias 12:3).

O meat meat de Deus

O tecido costurado a mão é valorizado de forma especial, pois se constrói ponto a ponto. Os olhos da costureira acompanham, lenta e pausadamente, cada movimento da agulha que, nem por um rápido momento, escorrega da sua mão visto que o propósito está definido na sua mente quanto à tarefa a se executar e, pouco a pouco, gradativamen

Trifena e Trifosa

A familiaridade com os diversos nomes torna-se algo comum para todos nós. Mas, aqui ou acolá, deparamo-nos com nomes estranhos ou mesmo exóticos que nos fazem pensar o porquê deles, especialmente na nossa língua pátria. Se for num idioma estrangeiro, dizemos logo: “é nome estrangeiro” e fica justificado o estranho som aos nossos ouvidos.

A Festa dos Tabernáculos

01. As raízes do cristianismo bíblico, evangélico, está no judaísmo. Deus fez parar por um instante a história de Israel, para criar espaço para os gentios (goim) Romanos 11:25 - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

Dois Momentos do "Lembrar" de Deus

Dr. Agnaldo L. Sacramento

Deparamo-nos sempre com a declaração bíblica de que “Deus se lembrou” de algum compromisso da sua parte. Assim, vêm, à tona, declarações como as que se seguem: “lembrou-se Deus de Noé” (Gênesis 8:1), “me lembrarei do meu concerto” (Gênesis 9:15), “Deus se lembrou de Abraão” (Gênesis 19:29), “lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó” (Êxodo 2:24). E, em outro sentido, “e dos teus pecados não me lembro” (Isaías 43:25).

Dar-te-ei dois mil cavalos

A. O INTERVALO ENTRE A PROMESSA E O MILAGRE


Dr. Agnaldo L. Sacramento

“Dar-te-ei dois mil cavalos se tu preparares dois mil cavaleiros para eles” (IsaÍas 36:8). וְאֶתְּנָה לְךָ, אַלְפַּיִם סוּסִים--אִם-תּוּכַל, לָתֶת לְךָ רֹכְבִים עֲלֵיהֶם. (Fonética: “ Vê-Etenâh lê-Há alpâim sussîm, im-tuHal latét lê-Há rêHavim aleihêm). Há um verdadeiro treinamento de fé no espaço ou intervalo entre a promessa e o milagre, o acontecer daquilo que foi prometido. O primeiro exemplo bíblico está na vida de Abraão. Deus o chama de Ur dos Caldeus, da sua terra e parentela e lhe faz promessa. Ele pronta e fielmente obedece. No verso 4 do capítulo 12 de Gênesis, lemos: “Assim partiu, como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de 75 anos, quando saiu de Harã”. A inquietude que sempre mexia no coração de Abraão era o fato de não ter herdeiro e, por consegüinte, já esboçava uma solução: “Eis que não me tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro”, Gênesis 15:1-3. Deus prontamente apresenta-lhe a solução: “mas aquele que de ti será gerado, esse será o herdeiro”(v.4).

Triunidade X Trindade

Muito já foi publicado a respeito da Triunidade ou da Trindade, seria Adonai mais de um contrariando sua própria palavra? De forma alguma, uma simples análise de importantes textos sobre o assunto e uma reflexão pode desfazer toda sombra de dúvida.

Veja o que a própria escritura declara a respeito:

O Tabernáculo

Os hebreus foram sujeitos à escravidão egípcia durante 430 anos. Em Êxodo, capítulo 3, Deus ouve o clamor do seu povo e chama um homem chamado Moisés. Deus fala com Moisés na sarça ardente, e diz para Moisés que vá até Faraó, Rei do Egito e simplesmente lhe falar: “deixe o meu povo ir”. (Ver Ex 3:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário