27 de jan. de 2016
25 de jan. de 2016
ANSIEDADE
ANSIEDADE...
Do www.caiofabio.net
A ansiedade é uma Droga. Uma das piores que existem. Foi por esta razão que Jesus dedicou tanta atenção a ela.
Mateus 6 expressa bem a preocupação de Jesus com o poder adoecedor da ansiedade.
A ansiedade essencial é fruto da desconfiança básica de todo homem.
O que se crê é que ele, o homem, é o responsável pela sua própria vida e saúde, enquanto é ameaçado de todos os lados, tanto pela competição horizontal, como também pelo sentimento de abandono em relação a Deus.
Daqui nascem todos os males!
Então, entra em campo o time da ansiedade, com todos os seus infindos craques de angustia e surtos de insegurança e carência; e, paradoxalmente, tomado de ambição e desejos fantasiosos de segurança e poder.
Ansiedade gera neurose assim como também produz uma mente paranóica.
A pessoa cai no “responsabilismo neurótico”; ou, então, entra no estado de desconfiança essencial [paranóia], amedrontado em relação ao que possui, e que pode lhe ser tirado, tanto por homens, como por doenças ou pragas invisíveis.
Ora, essas coisas nascem da ansiedade assim como a retro-alimentam.
Então a ansiedade-neurótico-paranóica gera a Síndrome do Pânico, a Hipocondria, a Depressão e os surtos de perseguição ou de angustia e medo de morrer.
Na base de quase todas as enfermidades da mente está a desconfiança essencial.
Ora, a desconfiança essencial é a primeira filha da ansiedade do mesmo modo em que é a sua mãe.
Sim! Pois o ansioso cai na desconfiança essencial, e a insegurança essencial é o que gera ansiedade. É o ciclo da morte...
A cura para esse mal é a fé.
Por isso Jesus apenas mandou confiar no amor do Pai. E mostrou como é idiota pensar diferente. Afinal, pergunta Ele, quem pode o quê?
E mais do que confiar, Jesus disse que a cura total dessa ansiedade essencial vem de se buscar em primeiro lugar o reino de Deus em nós.
O reino de Deus em nós!...
O reino de Deus em nós é construído do material da confiança que o coração possua quanto ao amor de Deus por nós.
O reino cresce com amor!...
Sim! Ele só se dilata em nós pelo amor e pela confiança no amor de Deus!...
Quem crê que é amado pelo Amado, esse anda sem ansiedades...
Ora, isto muda até mesmo a configuração de nosso cérebro de suas produções químicas...
Muda tudo!
Você quer?
Jesus diria: “Vem e vê!” —; afinal, esse cardápio não é para ser conhecido, é para ser comido como vida — pela fé!
Nele, em Quem tudo já está Resolvido,
Caio
13/12/07
Lago Norte
Brasília
DF
6 de jan. de 2016
ESCOLHA O SEU DEUS
ESCOLHA O SEU DEUS
Passando por uma galeria de lojas na Avenida Paulista, certo irmão deparou-se com os seguintes dizeres: “Escolha o seu deus”. Dentro
da loja haviam anjos, doendes, bonecos, budas, elefantinhos, pés de
coelho, enfim, uma variedade enorme de deuses para todos os gostos e
preferências… para todos os gostos!
A pior das oficinas nasce dentro da mente e do coração corrupto do homem, como diz o profeta Isaías…
O Deus da Bíblia, revelado em Jesus Cristo, deseja ser adorado em Espírito e em Verdade, não em mentira como faz a maioria; deseja que os que se aproximam dEle, creiam que Ele existe, pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo – João 4:24; Hebreus 11:6; Romanos 10:13.
Doze de outubro é dia “santo,” dedicado à Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Isto nos faz lembrar do salmista: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”… e não uma “senhora”.
O que nos consola é sabermos que nós, crentes no Senhor Jesus Cristo, também não escolhemos nosso Deus, mas fomos escolhidos Nele, antes da fundação do mundo, por pura Graça, para adorá-lo desde nosso novo nascimento e por toda eternidade.
A Ele todo louvor, toda glória, toda honra; Toda adoração. Amém!
Yon Morato F. da Costa
“Todos os artífices de escultura são nada e as suas cousas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos.O mundo está repleto de oficinas de deuses, desde às chamadas domésticas, até às maiores, que na verdade são verdadeiros arsenais da idolatria, produzindo em larga escala para atender à demanda daqueles que querem “escolher seus deuses.”
Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura.que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos, pois os mesmos artíficies não passam de homens; ajuntem-se todos, e se apresentem, e fiquem envergonhados…
Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer. Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta, e coze o pão…metade queima no fogo, e com ela coze a carne para comer, assa-a e farta-se… então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela , prostra-se, e lhe dirige a sua oração dizendo: Livra-me pois tu és o meu deus.” Isaías 44:9-17.
A pior das oficinas nasce dentro da mente e do coração corrupto do homem, como diz o profeta Isaías…
Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: Metade queimei no fogo e cozi pão sobre suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria do resto uma abominação? ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore? Tal homem se apascenta de cinza; seu coração enganado o iludiu; de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira o em que confio? Isaías 44:19,20.O mesmo homem que inventa carros, aviões, computadores, que eleva a medicina a níveis extraordinários, que pisa na superfície da Lua, ajoelha-se perante uma imagem imóvel, que tem olhos mas não vê, nariz mas não cheira, boca mas não fala e porque não dizer tem cabeça mas não raciocina, ou se curva diante de um analfabeto pai-de-santo, engolindo baforadas de charuto em busca de orientação espiritual ou divina.
“Porquanto, TENDO CONHECIMENTO de Deus não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos… pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura ao invés do Criador o qual é bendito eternamente. Amém.” Romanos 1:21,22,25.O apóstolo Paulo, divinamente inspirado, deixa claro que num ato de idolatria o ídolo por si só não tem valor nenhum e que este não é nada, mas que por trás do ídolo alguém recebe a adoração: “Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes digo que as coisas que eles sacrificam é a demônios que as sacrificam E NÃO A DEUS; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. I Coríntios 10:19.
O Deus da Bíblia, revelado em Jesus Cristo, deseja ser adorado em Espírito e em Verdade, não em mentira como faz a maioria; deseja que os que se aproximam dEle, creiam que Ele existe, pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo – João 4:24; Hebreus 11:6; Romanos 10:13.
Doze de outubro é dia “santo,” dedicado à Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Isto nos faz lembrar do salmista: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”… e não uma “senhora”.
O que nos consola é sabermos que nós, crentes no Senhor Jesus Cristo, também não escolhemos nosso Deus, mas fomos escolhidos Nele, antes da fundação do mundo, por pura Graça, para adorá-lo desde nosso novo nascimento e por toda eternidade.
A Ele todo louvor, toda glória, toda honra; Toda adoração. Amém!
Yon Morato F. da Costa
O JUDEU, O GENTIO E A IGREJA DE DEUS
O Judeu, O Gentio e a Igreja de Deus
Texto Chave: 1 Cor. 10:32
QUALQUER pessoa que leia a Bíblia com verdadeiro interesse, jamais pode deixar de perceber que mais da metade do que contém é aplicada a uma só nação, isto é, aos israelitas. Há de perceber, ainda, que os judeus ocupam uma posição de destaque nos negócios e na Providência de Deus.Separados da massa do gênero humano, são eles aceitos num concerto com Jeová, que lhes fez promessas específicas, que jamais foram feitas a qualquer outra nação. Somente a história dos judeus é apresentada no Velho Testamento, quer em narrativa, quer em profecia, sendo as demais nações mencionadas apenas no que se refere às suas relações com os israelitas. Parece, também, que todas as comunicações de Jeová com Israel, como nação, têm relação com a terra. Sendo fiel e obediente, à nação israelita são prometidos grandeza, riqueza e poder terrestres.
Sendo, porém, infiel e desobediente, deverá ser espalhada “entre todos os povos, de uma até outra extremidade da terra” (Dt 28:64) .
Mesmo a promessa do Messias é feita no sentido de que Ele será uma bênção “para todas as famílias da terra”.
Continuando suas pesquisas bíblicas, o estudante descobre muitas menções da existência de um outro corpo distinto, que é chamado a Igreja. Este corpo também mantém uma relação peculiar com Deus e, como Israel, tem dEle recebido promessas especiais. Mas a semelhança aí termina, iniciando se um contraste dos mais dignos de nota. Em vez de ser constituída tão somente pelos descendentes de Abraão, é ela um corpo no qual desaparece a distinção entre judeu e gentio. Em lugar da relação se constituir de mero concerto, é ela constituída de um nascimento. Em lugar da recompensa, pela obediência, de grandeza e riqueza terrestres, a Igreja é instruída a se contentar com alimento e vestimenta e a esperar perseguição e ódio. É de perceber se que, do mesmo modo como Israel fica ligado às coisas terrestres e temporais, a Igreja está ligada às coisas espirituais e celestiais.
As Escrituras ainda revelam que nem sempre existiu quer Israel e quer a Igreja. Cada qual teve um princípio: Israel, com a chamada de Abrão, e a Igreja, no Pentecoste (contrário, talvez, às suas expectativas, pois tem sido provavelmente ensinado que Adão e os Patriarcas estão na Igreja), pois ela não existia antes, nem durante a vida terrena de Cristo, que, referindo se à sua Igreja, o fez como tendo de ser estabelecida no futuro. São de Jesus estas palavras: “Sobre esta pedra EDIFICAREI a MINHA IGREJA” (Mt 16:18) .
Notemos que Cristo não disse: tenho edificado, nem estou edificando, mas EDIFICAREI.
De Ef 3:5 10, o estudante da Bíblia descobre que a Igreja não é nem uma vez sequer mencionada nas profecias do Antigo Testamento, mas era, nessa época, um mistério escondido em Deus. Descobre, sim, nas mesmas Escrituras, que o nascimento da Igreja aparece em Atos 2 e o término de sua carreira terrena em 1 Ts 4.
Descobre também, segundo a divisão bíblica da raça humana, mais uma outra classe, embora raramente mencionada, porém distinta da Igreja, isto é, os gentios. A posição comparativa do judeu, do gentio e da Igreja, em resumo, pode ser notada nas seguintes passagens bíblicas:
O JUDEU
Rm 9:4,5 – “Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.”Jo 4:22 – “Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.”
Rm 3:1,2 – “Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.”
O GENTIO
Ef 2:11,12 – “Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.”Ef 4:17,18 – “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. 18. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;”
Mc 7:27,28 – “Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 28. Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos.”
A IGREJA
Ef 1:22,23 – “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, 23. Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”Ef 5:29 33 – Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.”.
1 Pe 2:9 – “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”
Comparando, portanto, o que dizem as Escrituras acerca de Israel e da Igreja, o estudante nota que, na origem, na vocação (ou chamado), na promessa, no culto, nos princípios de conduta e no destino futuro tudo é um contraste.
VOCAÇÃO
ISRAEL
Gn 12:1– ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.Dt 8: 7-9 – Porque o SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas; Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel. Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre.
Gn 24: 34, 35 – Então disse: Eu sou o servo de Abraão. E o SENHOR abençoou muito o meu senhor, de maneira que foi engrandecido, e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos.
Dt. 28:7 –O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
Dt 28:13 – E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
IGREJA
Hb 3:1 – Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,Fp 3:20 – Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Mt 8:20 –E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
1 Pe 1:4 – Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
1 Co 4:11 – Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa,
Mc 10:23 – Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
Tg 2:5 –Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
Jo 16:2 – Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.
Mt 18:4 – Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
Isto não significa, de modo algum, que um judeu piedoso, depois da morte, não entre no céu. A diferença é que o incentivo à piedade, no caso do judeu, era para o recebimento de bênçãos terrestres e não celestes. Não é necessário dizer que, na presente mordomia, nem judeu e nem gentio jamais poderá ser salvo, a não ser pela fé no Senhor Jesus Cristo, pela qual, quer um como o outro, nasce de novo (Jo 3:3,16) e é batizado em um só corpo (1 Co 12:13) que é a Igreja (Ef 1:22,23). Na Igreja, a distinção entre judeu e gentio desaparece, por completo (1 Co 12:13; Gl 3:28; Ef 2:14; Ef 2:11: “Lembrai-vos de que vos noutro tempo éreis gentios”; (1 Co 12:2: “que éreis gentios”.)
CONDUTA
O contraste entre Israel e a Igreja aparece nas normas dadas para a conduta de cada um. Compare:ISRAEL
Dt 7:1,2 – ” 1. QUANDO o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti… 2. E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;”Êx 21:24,25 – ” Olho por olho. dente por dente, mão por mão, pé por pé, Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe..”
Também, Dt 21:15 21.
IGREJA
Mt 5:44 – ” 44. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;“1 Co 4:12,13 –”,Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos e sofremos: somos blasfemados, e rogamos.”
Mt 5:39; Lc 15:20 23 –”Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita oferece lhe também a outra.”
CULTO
Nas prescrições do culto, achamos ainda contrastes. Israel podia adorar em um só lugar, e à distância de Deus, tendo acesso a Ele somente por meio de um sacerdote. A Igreja adora onde quer que dois ou três estejam reunidos; tem a ousadia de entrar no mais santo lugar, e é composta de sacerdotes. Compare:
ISRAEL
A. Lv 17:8,9 –Dize-lhes pois: Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós, que oferecer holocausto ou sacrifício, e não o trouxer à porta da tenda da congregação, para oferecê-lo ao SENHOR, esse homem será extirpado do seu povo.”B. Lv 1:10 – “E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras, para holocausto, oferecerá macho sem defeito.”
C. Nm 3:10 –. “Mas a Arão e a seus filhos ordenarás que guardem o seu sacerdócio, e o estranho que se chegar morrerá.”
IGREJA
A. Mt 18:20 –“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”B. Hb 10:19,20 – “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
C. 1 Pe 2:5 – “…também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
FUTURO
Nas predições concernentes ao futuro de Israel e da Igreja, a distinção é ainda mais surpreendente. A Igreja será arrebatada inteiramente da Terra, mas Israel, restaurado, deve ainda ter maior esplendor e poder terreno. Vejamos o que as Escrituras dizem:
COM RELAÇÃO À IGREJA
Jo 14:2,3 – “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito; vou preparar vos lugar. E se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.”1 Ts 4:15 17 – “Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”
Fp 13:20,21 – “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.”.
1 Jo 3:2 – “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o veremos.”
Ap 19:7 9 – “Regozijemo nos e alegremo nos, e demos lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.”
Ap 20:6 – “Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos.”
COM RELAÇÃO A ISRAEL
Lc 1:31 32 – “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por lhe ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.”(Destas sete promessas a Maria, cinco já se cumpriram literalmente. Por que regra de interpretação somos autorizados a declarar que as duas restantes não serão cumpridas?)
Atos 15:14 16 – “Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá lo ei das suas ruínas, e tornarei a edificá lo.”
Rm 11:1,11, 24 26 – “Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim… Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação… Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro, e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos) que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E ASSIM TODO O ISRAEL SERÁ SALVO, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades.”
Is 11:11,12 – “E há de acontecer naquele dia que o Senhor tornará a estender a sua mão para adquirir outra vez os resíduos do seu povo…
“E levantará um pendão entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.”
Is 14:1 – “Porque o SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda elegerá a Israel e os porá na sua própria terra; e ajuntar se ão com eles os estranhos, e se achegarão à casa de Jacó.”
Jr 16:14,15 – “Portanto, eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que nunca mais se dirá: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito; mas: Vive o SENHOR, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, que dei a seus pais.”
Jr 23:5,6 – “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e à justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com que o nomearão: SENHOR, JUSTIÇA NOSSA.”
Jr 32:37,38 – “Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os houver lançado na minha ira, e no meu furor, e na minha grande indignação; e os tornarei a trazer a este lugar, e farei que habitem nele seguramente. E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.”
Sf 3:14,15 – “Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija te e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. O SENHOR afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o SENHOR, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum.”
Pode se dizer com segurança que a tentativa de judaizar a Igreja tem feito mais para impedir seu progresso, perverter sua missão e destruir sua espiritualidade do que todas as demais causas juntas. Em vez de prosseguir seu caminho assinalado de separação, perseguição, ódio do mundo, pobreza e abnegação, ela tem usado as Escrituras judaicas para justificar se em rebaixar sua influência na civilização do mundo, a aquisição de riquezas, no uso de um ritual, a construção de igrejas magníficas, a invocação da bênção de Deus sobre os conflitos de exércitos, e a divisão duma irmandade igual, em clérigos e leigos.
Fábio Amarante
Assinar:
Postagens (Atom)