Passando por uma galeria de lojas na Avenida Paulista, certo irmão deparou-se com os seguintes dizeres: “Escolha o seu deus”. Dentro da loja haviam anjos, doendes, bonecos, budas, elefantinhos, pés de coelho, enfim, uma variedade enorme de deuses para todos os gostos e preferências… para todos os gostos!
 “Todos os artífices de escultura são nada e as suas cousas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos.
Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura.que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos, pois os mesmos artíficies não passam de homens; ajuntem-se todos, e se apresentem, e fiquem envergonhados…
Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer. Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta, e coze o pão…metade queima no fogo, e com ela coze a carne para comer, assa-a e farta-se… então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela , prostra-se, e lhe dirige a sua oração dizendo: Livra-me pois tu és o meu deus.” Isaías 44:9-17.
O mundo está repleto de oficinas de deuses, desde às chamadas domésticas, até às maiores, que na verdade são verdadeiros arsenais da idolatria, produzindo em larga escala para atender à demanda daqueles que querem “escolher seus deuses.”
A pior das oficinas nasce dentro da mente e do coração corrupto do homem, como diz o profeta Isaías…
Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: Metade queimei no fogo e cozi pão sobre suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria do resto uma abominação? ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore? Tal homem se apascenta de cinza; seu coração enganado o iludiu; de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira o em que confio? Isaías 44:19,20.
O mesmo homem que inventa carros, aviões, computadores, que eleva a medicina a níveis extraordinários, que pisa na superfície da Lua, ajoelha-se perante uma imagem imóvel, que tem olhos mas não vê, nariz mas não cheira, boca mas não fala e porque não dizer tem cabeça mas não raciocina, ou se curva diante de um analfabeto pai-de-santo, engolindo baforadas de charuto em busca de orientação espiritual ou divina.
“Porquanto, TENDO CONHECIMENTO de Deus não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos… pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura ao invés do Criador o qual é bendito eternamente. Amém.” Romanos 1:21,22,25.
O apóstolo Paulo, divinamente inspirado, deixa claro que num ato de idolatria o ídolo por si só não tem valor nenhum e que este não é nada, mas que por trás do ídolo alguém recebe a adoração: “Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes digo que as coisas que eles sacrificam é a demônios que as sacrificam E NÃO A DEUS; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. I Coríntios 10:19.
O Deus da Bíblia, revelado em Jesus Cristo, deseja ser adorado em Espírito e em Verdade, não em mentira como faz a maioria; deseja que os que se aproximam dEle, creiam que Ele existe, pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo – João 4:24; Hebreus 11:6; Romanos 10:13.
Doze de outubro é dia “santo,” dedicado à Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Isto nos faz lembrar do salmista: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”… e não uma “senhora”.
O que nos consola é sabermos que nós, crentes no Senhor Jesus Cristo, também não escolhemos nosso Deus, mas fomos escolhidos Nele, antes da fundação do mundo, por pura Graça, para adorá-lo desde nosso novo nascimento e por toda eternidade.
A Ele todo louvor, toda glória, toda honra; Toda adoração. Amém!
Yon Morato F. da Costa