27 de mai. de 2010

1 VERSÍCULO, 5 INTERPRETAÇÕES E UM DEUS QUE DIZEMOS AMAR

Atualmente o que mais se vê é a má interpretação da Bíblia; textos isolados que, fora de seu contexto, parecem dizer aquilo que a gente quer entender, más interpretações propositais de textos inteiros, falsas exegeses em relação às versões gregas ou hebraicas. Tudo isso para que o homem consiga dar um falso embasamento bíblico para seus próprios erros e vontades. Dessa má interpretação surgem teologias como a da prosperidade e o do liberalismo.

Para exemplificar essa prática de deturpação da Bíblia, trago aqui um versículo que sempre foi usado isoladamente como tema de congressos, títulos de pregações e temas para auto-ajuda: Felipenses 4:13. Vamos brincar um pouco com essa passagem bíblica, trazendo 5 interpretações em tom de pregação, sendo 3 denominacionais, 1 histórica e 1 teológica.

Vale lembrar que as interpretações denominacionais foram inspiradas nas próprias pregações ou material didático dessas denominações; não são alegorias minhas.

A frase completa: Felipenses 4:12,13 ARA
Filipenses 4:12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
Filipenses 4:13 tudo posso naquele que me fortalece.

1ª interpretação: Igreja Universal do Reino de Deus
Foco: teologia da prosperidade
“Querida amiga, veja como Deus se revela através das palavras de Paulo nessa passagem. Talvez você tenha ligado a internet e acessado a este site, pensando em desistir. Você já não consegue mais pagar as contas, as dívidas aumentam, sua empresa vai mal e seu casamento está desmoronando. Olha, eu quero dizer para você que dá para mudar esse quadro; você não está lendo este texto a toa. Deus quer mudar a sua situação, mas você precisa crer e ser fortalecida em Deus. Talvez você esteja sendo alvo de feitiços, encostos, mas Deus quer pôr todas as correntes por terra, desamarrar a sua vida e fazer você prosperar, pois você pode todas as coisas em Deus! Paulo certa vez foi preso, mas ele louvou ao Senhor e as correntes arrebentaram! Minha querida amiga, Deus vai arrebentar as correntes que amarram a sua vida, mas para isso é necessário que você louve ao Senhor com a sua boca, com a sua oferta, com o seu dízimo. Louve ao Senhor com o seu melhor e você será abençoada grandemente, confie naquele que te fortalece!”


2ª interpretação: Igreja Mundial do Poder de Deus
Foco: milagres
“Deus sempre se revelou de maneira sobrenatural; e assim também foi na vida de Paulo. Ficou cego e foi curado por Deus. Foi preso diversas vezes e Deus o libertou das prisões de maneira milagrosa. E o Deus de Abraão, de Isaque e de Paulo é o mesmo Deus hoje! Tem alguém em cadeira de rodas? Tragam para cá, pois Deus ainda opera milagres nessa igreja! Deus está aqui e vai fazer paralítico andar nessa noite! Sabe porquê? Porque tudo podemos naquele que nos fortalece! Se temos fé, os milagres acontecerão porque Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa! Se Ele disse que tudo posso, é porque podemos irmãos! Glorifica a Deus porque é Deus de maravilhas! Eu não vou falar o nome da outra denominação, mas de que adianta uma igreja em que você não vê milagres? Jesus se manifestou através de milagres, fazendo paralíticos andarem e cegos verem! É esse mesmo Jesus que está aqui nessa igreja operando milagres irmãos! Se você está sentado na frente do computador, está sentindo alguma dor, sinta-se fortalecido pois tudo podes no Senhor!”


3ª interpretação: Igreja Cristã Contemporânea
Foco: liberalismo religioso

“A Bíblia nunca foi preconceituosa; somente os homens que a usavam e a interpretavam o eram. Jesus veio para quebrar as cadeias do preconceito e nos trouxe a graça e a redenção através do amor. As amarras da lei de Moisés, viraram maldição e a salvação não mais acontece pela meditação da lei, mas através da graça redentora de Cristo e da atuação do Espírito Santo. Por isso Jesus nunca condenou o homossexualismo. Paulo exemplifica a graça de Jesus que não tem preconceitos nessa linda passagem bíblica: ‘tudo posso naquele que me fortalece’. Se existe amor, misericórdia então não há condenação. Você pode agir como quiser, desde que seja com amor, mansidão, que são frutos do Espírito! Por isso, deixemos de preconceitos e passemos a dar maior importância ao amor, porque em amor, em Deus, tudo podemos!”


4ª interpretação: Paulo de Tarso
Foco: histórico

“Queridos irmãos de Filipo, obrigado por estarem a me ajudar. Sei que nunca se esqueceram de mim, mas ainda não haviam tido oportunidade de me amparar como agora o fazem. Foram os únicos a me ajudar nos tempos em que saí da Macedônia e estive em Tessalônica. Não agradeço simplesmente por querer mais ajuda vossa. Ao contrário; falo isso por pedir ao Senhor que lhes dê muito mais do que ofertas. Muito mais do que esperar ofertas nas horas de dificuldades, eu aprendi a ser grato por qualquer situação que eu passe. Sei ser humilhado, sei ser honrado, sei passar pela abundância e sei passar pela escassez. Por todas essas situações eu passo sem me exaltar e sem reclamar; passo por elas louvando a Deus em tudo, pois na força que Cristo me dá, passo por todas as coisas. Recebi com alegria o que vocês me enviaram através de Epafrodito; que seja como sacrifício agradável a Deus pois Ele me ampara através de vossas vidas.”

5ª interpretação: Deus falando conosco
Foco: análise teológica

“Filhos, quantas vezes vos amparei e vos sustentei? Quantas vezes, quando menos forças tínhas, levantei formas de te levantar? A bonança não é o único sinal de que estou convosco; estou ao vosso lado tanto na prosperidade quanto na dificuldade, tanto na alegria quanto na tristeza. Afinal, sou o Senhor teu Deus e eu lhes avisei que no mundo teríeis aflição, mas que Eu não os desampararia pois venci o mundo por vós! Derramaria Eu sangue por vossas vidas para depois os abandonar? Sou eu Deus para que engane aos seus? Olha; vinde a mim e renove suas forças, clame ao meu Nome e eu vos mostrarei minha presença, renovando vossas forças e ânimos mesmo em meio ao temporal. E vocês se levantarão e louvarão ao meu Nome enquanto todos choram e serão luz em meio às trevas, para que todos saibam que mesmo a dificuldade não é sinal que os abandonei e a bonança não é o único sinal que sou convosco; mas o vosso louvor, a vossa alegria são a maior prova do meu amor. Não desamparei Paulo em seu sofrimento, não vos desampararei também, pois sou o mesmo ontem, hoje e sempre.”

Analise a diferença entre as três primeiras interpretações e as duas últimas; não é berrante a diferença? A verdadeira Palavra do Senhor nos transmite uma paz despretenciosa, um amor incondicional. Precisamos conhecer mais a esse Deus que dizemos amar. Paremos, por favor, de utilizar a Bíblia como arma a favor de nossos próprios interesses e passemos a utilizá-la para conhecer mais a Deus.

Fonte: Papo de Teólogo

formspring.me

Ask me anything http://formspring.me/ROMIYESHUA

21 de mai. de 2010

AS CINCO POTESTADES DA ANTIGA SERPENTE



ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gn 3.1-6


O apóstolo Paulo, na carta aos efésios, adverte sobre o inimigo a ser combatido no âmbito espiritual: principados e potestades. Potestades (exousia), no grego, também significa poder de reger e governar (segundo a concordância de Strong, verbete 1849) e isto nos remete à coletividade, porque, ninguém há de governar sobre um único indivíduo. A partir daí, infere-se que os maus espíritos, costumeiramente, atuam em conjunto e de maneira específica, nas diversas áreas da vida humana, o que pode ser observado na passagem acima.

1ª potestade - Engano

"E esta disse à mulher". Tudo bem que a serpente era a mais astuta das alimárias, mas daí ela iniciar um diálogo como se fosse um ser humano, não parece razoável. Ainda que o jardim do Éden fosse de um esplendor inimaginável, era de se desconfiar daquilo, até porque ela sempre esteve ali e de repente, de uma hora para outra, começa a falar. Desta maneira, satanás tenta os cristãos através de seus enganos e imitações baratas, por isso, fica o alerta: quando não tiver certeza, pergunte. Pergunte ao seu pastor, busque conselhos com os mais experimentados na fé. Se Eva tivesse corrido a Adão e comentado o acontecido, talvez nossa história pudesse ser outra. Tome cuidado com o que parece ser e não é. Peça ao Senhor discernimento de espírito sobre tudo o que há de pedir a fim de não ser vencido pelo engano do teu adversário e do teu coração!

2ª potestade - Cauterização

"É assim que Deus disse...?". Distração que leva ao esfriamento espiritual e perda da sensibilidade. Até ali estava tudo muito bem, Deus já tinha falado, eles já tinham recebido a direção e estavam debaixo da visão divina. Eis uma simples interrogação, um comentário assim como quem não quer nada para surtir um efeito devastador. É quando você está caminhando na obra do Senhor e de repente um infeliz lança um dardo de dúvida: "é assim que disse o pastor?". Se não guardar o seu coração, logo, logo, você dirá: "sabe que eu nunca tinha pensado nisso?". Entra na mente, desce ao coração e lhe faz perder tempo em questões tolas e por vezes infundadas. As almas estão lá fora, mas, você já não consegue ouvir o seu clamor, ocupado demais com o "ser ou não ser". Se acha que a sua igreja está fria, afira seu termômetro, pois, talvez, o resfriado é você.

3ª potestade - Operação do Erro (2Ts 2.9-11)

"Nem nele tocareis...". Foi isso que Deus disse? Não, não foi. Deus não disse para não tocar no fruto, disse apenas para não comer. Por que será, então, que Eva afirma isto? No mínimo, o famigerado ruído de comunicação. Ouso a dizer que esta é uma das mais sutis armadilhas de satã, cujo poder é de grande destruição. Quantas não são as famílias destruídas por um mal entendido? Parentes que não se falam, casais debaixo do mesmo teto, dias sem se olharem; divisão no meio da igreja. Uma forma natural de evitar este problema é testar o entendimento daquilo que lhe foi dito com uma simples pergunta, "então, deixa eu ver se entendi, você quis dizer... ?". Espiritualmente falando, é preciso orar. Combater a dureza do próprio coração e o suspeitar o mal, pois, quem ouve de mau grado dá lugar ao diabo. A serpente não falou com Eva por um acaso. Seu entendimento deturpado já tinha sido observado por aquele que anda ao derredor. Ao dizer "nem tocareis" era como se expressasse certa insatisfação com um Deus rigoroso demais... Cuidado, irmão! Um mal entendido pode lhe custar muito caro. A você e aos seus.

4ª potestade - Fascinação

"... árvore boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento...". Novidade? Certamente que não, afinal, quanto tempo esta mesma árvore estava ali no meio do jardim? Eva deveria estar acostumada com ela, a passar por ela, a vê-la diariamente... mas... de repente... um olhar diferente. Um sentimento diferente. Por instantes Eva fixa seus olhos naquele fruto proibido. É possível vislumbrar sua pupila dilantando, sua salivação e imaginação a respeito do sabor... do possível prazer... de como seria experimentar algo diferente... só para ver como é. Alguma semelhança com situações do cotidiano?

Esta potestade atua por milênios na Terra para jogar o homem na lona! É quando você repara aquela jovem da faculdade que estuda com você desde o primeiro período, no entanto, agora, de repente, no terceiro período, num dia qualquer você fita aquele menina e pensa: caramba! Imediatamente, meneia a cabeça, refuta aquele vislumbre, mas, no dia seguinte já a procura com os olhos e um sentimento diferente vai nascendo e os pensamentos vêm... "agradável aos olhos"... e a fascinação se enrosca em seus olhos e mente até lhe sufocar como uma serpente e matar-lhe! Infelizmente, isto é comuníssimo. Ou aquele colega de trabalho, irmã, que num dia elogia o seu cabelo... e quem não gosta de um elogio? Noutro dia, "fui almoçar e lembrei de você..." e você recebe um bombom... atos de gentileza que são um colírio demoníaco para lhe fascinar e lhe instigar a comparações do tipo, "gostaria que meu marido fosse assim...". Fascinação.

Até mesmo dentro de congregações. Um olhar diferente, um notar diferente a alguém que sempre esteve ali... ou porque fulano é tão espiritual, ou porque fulana é tão simpática, ou porque você gostaria que sua esposa fizesse a obra como aquela faz... Eva não foi atacada por acaso. Guarde isto. O adversário sabe de suas questões mal resolvidas! Vigia! Vigia! Que o sangue de Jesus limpe as esquinas de nossa alma! Não tente vencer esta potestade sozinho, pois, por isso sobrevêm os escandâlos. A vergonha é a tampa do caixão espiritual. Vá ao seu pastor, ao seu aliado e vomite a fascinação, confesse a fascinação a fim de sarar... antes que você perca o seu jardim...

5ª potestade - Jezabel

"Certamente não morrereis...". Serpentezinha cheia de "marra", essa aí. Característica de outra potestade bastante conhecida da Igreja por ser autoritária, sedutora, desobediente, persuasiva e promíscua fisíca / espiritualmente. A esta altura, vencida por tanta opressão, Eva dá vasão a um instinto pervertido e cruel. Ela come o fruto e não contente, leva-o para Adão comer. Ele, por sua vez, não estava tão distante assim, o que nos faz crer que havia possibilidade de tudo ser evitado, porque se ela sabia aonde ele estava, poderia ter ido até lá para denunciar a serpente falastrona. Enfim... Eva me faz lembrar aquele aluno que a esta altura já é certo nas provas de recuperação e pretende levar alguns com ele, como Lúcifer levou a terça parte dos anjos consigo. Atitude mesquinha. A pessoa não evolui espiritualmente e também não quer que o outro evolua. Não busca arrepender-se, do contrário, arrenda mais irmãos para seu estado caótico. Não presta atenção no culto e não deixa os outros prestarem. Arreda-te satanás!

E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 1Tm 2.14

Analogamente, o jardim do Éden nos remete à igreja onde congregamos e onde buscamos o Senhor e ouvir sua voz. Eva representa aquele novato na fé, com pouco conhecimento, mas, às vezes, cheio de disposição e coragem para ficar frente a frente com as forças do mal. Lembre-se do que nos disse o Senhor Jesus para edificar a casa sobre a Rocha. É necessário estrutura e cuidado primeiro com os alicerces. Estes lhe darão a resistência necessária para os futuros combates.

Adão tipifica o dito "crente burro velho"! Aquele que já tem anos, na presença do Senhor, e sente-se merecedor de algumas concessões e certa frouxidão espiritual, como se assegurado seu galardão. Equívoco é deixar de lado as primeiras obras e apoiar-se numa falsa sensação de segurança espiritual. Adão não foi enganado. Entenda que todos esses anos servindo ao Senhor não lhe dão uma lincença para pecar ou um abono especial por tempo de serviço. O Reino de Deus não funciona como o reino dos homens. Todos esses anos em santidade são um favor a si mesmo e não ao Senhor.

É hora de nos quebrantarmos e chorarmos. É hora de clamarmos uns pelos outros e juntos, como o Corpo de Cristo, enfrentarmos essas e quaisquer outras potestades.

Elas virão.

Elas atacarão.

E você?

Estará preparado?

Fonte: naiaramoraes.files.wordpress.com/

19 de mai. de 2010

DEUS QUER DAR AVIVAMENTO


Deus espera poder finalmente nos dar um avivamento. Em Isaías 33.9-10 está escrito a respeito desse assunto: "A terra geme e desfalece; o Líbano se envergonha e se murcha; Sarom se torna como um deserto, Basã e Carmelo são despidos de suas folhas. Agora me levantarei, diz o Senhor; levantar-me-ei a mim mesmo, agora serei exaltado." Deus falou isso a Israel naquela época. Em Jesus Cristo e através de Jesus Cristo Ele diz as mesmas coisas para nós hoje. Deus, quando diz: "Agora me levantarei, diz o Senhor; levantar-me-ei a mim mesmo, agora serei exaltado", o faz porque a terra estava "gemendo e desfalecendo". E com isso Ele quer expressar exatamente o que está escrito também em Isaías 44.3: "Porque derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes." E é exatamente isso que Deus quer dar a uma terra que, a Seus olhos, está "gemendo e desfalecendo". Naturalmente essa promessa vale em primeiro lugar para Israel, mas fico tão feliz porque posso ter a certeza de que o Senhor dirige essas palavras também a nós atualmente.

"Derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca"

Espiritualmente falando, será que não é terra seca o que se encontra dentro da Igreja de Jesus em muitos lugares? Mas justamente ali, onde tudo está seco e sem vida, o Senhor quer derramar torrentes de água viva. E Ele realmente espera com um desejo ardente poder finalmente fazer aquilo de que fala também Isaías 30.18a:

"...o Senhor espera para ter misericórdia de vós, e se detém para se compadecer de vós..."

"Ele vai demonstrar o seu amor com grande poder..." (A Bíblia Viva).

Estamos prontos a receber um despertamento?

Como vem um avivamento?

Para alcançarmos um avivamento real, certas condições precisam estar presentes em nossa vida. Mas existe uma outra coisa que não devemos esquecer quando falamos de despertamento: a oração. Temos de orar por um despertamento! A seguir, não quero falar das razões para implorarmos por avivamento. Pretendo mostrar, com alguns exemplos bíblicos, que a oração por avivamento está plenamente de acordo com a Bíblia. Pensemos em Asafe, que no Salmo 80 orou três vezes: "Restaura-nos, ó Senhor Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos" (v. 19, comp. também os vv. 3 e 7). Naturalmente aqui, dentro do contexto, trata-se de uma vivificação exterior. Mas quando se conhece a história bíblica de Israel mais ou menos profundamente, então se sabe que uma vivificação, uma restauração exterior sempre antecedia um avivamento interior. Por isso, quando Israel orava por nova vida, isso era também um clamor por nova vida espiritual, por renovação interior.

Encontramos outro exemplo de oração por despertamento e nova vida no Salmo 85. Vemos isso especialmente no versículo 6, onde os filhos de Coré imploram: "Porventura não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?"

Um terceiro exemplo de oração por avivamento é encontrado em Habacuque 3.2, onde o profeta exclama: "Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos faze-a conhecida." Esse terceiro capítulo também é chamado de salmo de Habacuque. Ouça o que ele nos ensina ao orar: "Tenho ouvido, ó Senhor..." Ele tinha ouvido, ele estava consciente do que Deus pensava da situação em que se encontrava a obra do Senhor, e ficou alarmado. Mas ele não ficou nisso. Observe que Habacuque tomou as providências corretas, pois ele pediu: "...aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos faze-a conhecida."

Meus irmãos e irmãs, será que nós também ouvimos as declarações do Senhor? E será que a Escritura não nos diz por vezes suficientes que Deus quer mandar um despertamento? Sem dúvida! Recordemos apenas as palavras de Isaías 44.3, que quero citar outra vez para que fixemos bem seu conteúdo: "Porque derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes." Por isso oremos também: "...aviva a tua obra, ó Senhor... faze-a conhecida."

Quero frisar uma vez mais: é bíblico orar por avivamento, pois por qual outra razão o Senhor teria exclamado em Lucas 10.2: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara"? De certa forma, essa é outra oração por despertamento. Por isso vamos orar, não esquecendo que o Senhor poderia mandar obreiros para Sua seara sem a nossa intercessão, mas não o faz! Ele quer que oremos; Ele até, de certa forma, espera por nossas orações!

Interceder por despertamento é como interceder por Israel. O Senhor fala sobre isso cheio de emoção: "Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação..." (Ez 22.30-31). Se naquela ocasião o Senhor tivesse encontrado pessoas crentes que intercedessem perante Ele por Seu povo, talvez tivesse poupado a Israel. O mesmo acontece com um despertamento: mesmo que o avivamento venha exclusivamente da parte de Deus e mesmo que só o Senhor possa despertar Seu povo, temos de orar com fervor para que o avivamento aconteça. Paulo o sabia muito bem, senão não teria feito o pedido aos cristãos de Tessalônica: "Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague, e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós" (2 Ts 3.1). A palavra do Senhor se propagando e sendo glorificada já é avivamento. E exatamente por isso o apóstolo pediu que a igreja intercedesse por um despertamento. Será que nós também não temos que orar muito mais por despertamento?

Resultados de um verdadeiro despertamento em nossa vida

Quando falamos de avivamento ou despertamento, sempre vem à nossa mente a idéia de manifestações poderosas e visíveis do Senhor, sempre pensamos em Deus agindo de maneira grandiosa através do Seu Espírito Santo. Realmente, às vezes, o Senhor se revela de maneira poderosa e visível em nossas vidas. Mas isso nem sempre é assim. Às vezes, Deus também age de maneira diferente, e um despertamento pode se manifestar de maneira bem diversa. Quando acontece isso? Quando Deus decide deixar um despertamento acontecer em pequena escala, dentro da vida de uma só pessoa.

Avivamento significa em primeiro lugar que os crentes mornos, cansados, despertem para uma nova vida espiritual e entrem outra vez em contato com "rios de água viva". Ou expressando-o com uma passagem bíblica: "... a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus" (Cl 3.3). Esse é quase sempre o início de um avivamento. Mas nós pensamos sempre em acontecimentos espetaculares quando falamos em rios de água viva e em despertamento. Entretanto, o acontecimento maior e mais espetacular é quando filhos de Deus que estavam mornos e cansados espiritualmente se tornam outra vez ardorosos pelo Senhor; quando em suas vidas começam a jorrar outra vez os "rios de água viva".

O falar de Deus e o avivamento

Nesse contexto, pensemos em Elias, que em sua vida nunca foi morno, mas experimentou um período de profundo desânimo espiritual. Justamente Elias precisava ser tocado pelo Senhor, e quanto ele necessitava outra vez de "rios de água viva" em sua vida bem pessoal! Deus proporcionou a Elias um novo encontro com o Senhor mesmo. Em 1 Reis 19.11a lemos sobre a maneira maravilhosa como o Senhor fez isso: "Disse-lhe Deus: Sai, e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor..." Em outras palavras: "Elias, prepare-se, pois quero me encontrar outra vez com você." E então o Senhor vem. Mas como é que Deus se revela a Elias? O texto bíblico continua: "...e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante dele, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; depois do terremoto um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?" (1 Rs 19.11b-13). Quando Elias teve de ser confrontado outra vez com "rios de água viva", só havia um cicio suave e tranqüilo, e foi assim que o Senhor teve um novo encontro com Elias. Como era importante para o Senhor despertar e fortalecer Seu servo Elias de uma maneira renovada e bem pessoal! E isso aconteceu – no silêncio! E assim, creio eu, todo e qualquer avivamento verdadeiro e real tem seu início, isto é, ele começa bem no fundo do coração de cada pessoa, de uma maneira bem suave e bem individual. Talvez fosse isso o que o Senhor queria dizer aos fariseus quando Lhe perguntaram quando viria o reino de Deus, e Ele respondeu: "Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós" (Lc 17.20b-21). Meus irmãos e irmãs, vamos orar por um avivamento assim, bem "dentro de nós"? Que o Senhor nos abençoe nesse propósito!

Fonte: Chamada da Meia Noite

PROFECIA CUMPRIDA E ISRAEL

Profecia Cumprida ee Israel
Em Deuteronômio 32.8,9, Moisés declarou: “Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel. Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança”. Deus tem um programa profético universal que, com freqüência, subdividimos em três planos distintos: um plano para Israel, um plano para a Igreja e um plano para as nações gentias. Todos esses três planos revolvem em torno do povo judeu.

Em conexão com Israel, o propósito soberano de Deus é concretizado por meio das alianças eternas e incondicionas que Ele fez com o povo judeu (a Aliança Abraâmica, a da Terra, a Davídica, e a Nova). Como, porém, o programa de Deus para a Igreja se relaciona com Israel? Paulo ensina que as bênçãos espirituais de que a Igreja desfruta são na verdade bênçãos espirituais advindas das alianças judaicas (Ef 2.11-16; 3.5,6; Rm 11.17; 15.25-27). O propósito-chave do Arrebatamento é remover a Igreja da terra antes que Deus derrame Sua ira contra Israel e os gentios impenitentes. Enquanto o derramamento da ira de Deus sobre o mundo gentio se deve à violação da Aliança Noaica (Is 24.5,6), o derramamento da ira de Deus sobre Israel tem como alvo conduzir Seu povo ao arrependimento nacional.
“...aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho” (Zacarias 2.8).

O modus operandi de Deus em relação às nações gentias tem sido constantemente o desenvolvimento de um princípio contido na Aliança Abraâmica: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem” (Gn 12.3). Na verdade, no julgamento dos gentios (ovelhas e bodes em Mt 25.31-46), somente as ovelhas, os gentios crentes cuja fé será evidenciada por seu tratamento amoroso para com os judeus durante a Tribulação, entrarão no Reino. Os bodes, que representam os gentios incrédulos, serão excluídos do Reino e irão para o castigo eterno (ver também Jl 3.1-3). Como Deus lidará com as futuras nações gentias no Reino, vai depender de seu relacionamento com Israel no passado. Seus julgamentos sobre elas e o cumprimento de Suas profecias concernentes a essas nações são baseados, com freqüência, em Sua declaração a Israel em Zacarias 2.8: “...aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho”.

Uma das profecias mais famosas relacionadas à questão do tempo, profecia e cronologia é a das “setenta semanas” em Daniel 9.24-27. Deus diz a Daniel que essas setenta semanas estão decretadas sobre “teu povo” e sobre “tua santa cidade”, isto é, Israel e Jerusalém. Esta profecia não se aplica à Igreja.

Israel é verdadeiramente o relógio histórico e profético. O programa profético universal de Deus, seja para Israel, seja para a Igreja, seja para as nações gentias, se desenvolve direta ou indiretamente por meio do povo judeu. Muito freqüentemente, os crentes tentam ver onde se acham no programa profético com base em como eventos mundiais afetam o país em que vivem. No entanto, a verdadeira determinação de nossa posição na história se baseia em como os eventos mundiais afetam a história judaica e o povo judeu. Assim, quando ocorrem eventos de repercussão mundial, os critérios para relacioná-los à profecia bíblica não são a maneira pela qual afetam a Igreja, nem o modo pelo qual afetam qualquer nação gentílica, não importa quão grande e poderosa, mas o modo pelo qual afetam a história judaica e o povo de Israel.

Fonte: Chamada da Meia Noite

12 de mai. de 2010

Uma planta do deserto como representação de Israel
“Planta sionista” foi como os pesquisadores chamaram uma variedade de dente-de-leão recentemente descoberta no deserto israelense. Sua estrutura celular se assemelha à estrela de Davi. Seu nome científico é “ranunculus asiaticus”.

Uma reportagem dizia dessa flor peculiar:

Ela é conhecida como especialista na arte da sobrevivência e cresce de forma selvagem em Israel, num clima que mataria muitas outras plantas. Estamos falando do dente-de-leão persa. Ao examinar o “ranúnculo asiático” sob o microscópio, uma surpresa esperava pelos pesquisadores do Instituto Volcani de Israel: sua estrutura celular tinha o formato da estrela de Davi.

O ranunculus asiaticus.




“É realmente simbólico”, declarou a Dra. Rina Kamenetsky, que se defrontou com a curiosa formação celular ao pesquisar os mecanismos de sobrevivência dessa flor incomum. Essa espécie vegetal da Terra Santa também é conhecida nos meios botânicos como “planta da ressurreição”, que sobrevive sem água e “desperta” quando volta a chover, diz Kamenetsky.

As paredes das células reservatórias servem de escudo protetor. Por ocasião das primeiras chuvas no inverno, as membranas celulares bloqueiam o repentino excesso de água, que poderia romper as células, mas permitem que elas absorvam o suficiente para que estas não ressequem. Essa “armadura” é semelhante a uma estrela de Davi, que em hebraico se chama “escudo de Davi” (Magen David).

“Até hoje não vimos uma estrutura assim em outras membranas celulares vegetais”, comentou Kamenetsky. “Ela é muito rara – talvez única”.

Israel em clima inóspito


Sem dúvida, essa planta é uma ilustração maravilhosa da resistência de Israel! Os judeus viveram e vivem em um clima hostil. Durante a Diáspora (Dispersão), em perseguições, sofrendo desprezo e rejeição, e mesmo depois de sua volta à própria terra, eles sempre estiveram cercados de inimigos, de ódio e guerras. Assim como a “planta da ressurreição”, os judeus também demonstraram ser mestres na arte da sobrevivência. Foram privados das fontes de água, excluídos de agremiações, organizações e corporações, expulsos de cidades e Estados, expropriados de seus bens, mas sobreviveram e floresceram.

Israel é indestrutível


Onde qualquer outra planta morreria, o “taraxaco”, como essa flor também é conhecida, sobrevive e floresce. Podemos mais uma vez compará-la com Israel. Qualquer outra nação que estivesse dispersa durante quase dois mil anos por todos os continentes e exposta a um clima tão adverso não teria sobrevivido nem conservado seu idioma, sua cultura e sua identidade nacional. Mas o povo de Israel é diferente – ele sobreviveu, ele vive e viverá. Israel é um milagre! Nações vieram e se foram, tiveram um grande nome e depois desapareceram – muitas vezes em poucos séculos. O povo judeu sobreviveu a todas elas. Em Deuteronômio 14.2 está escrito: “Porque sois povo santo ao Senhor, vosso Deus, e o Senhor vos escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe serdes seu povo próprio.”

A prosperidade do povo de Israel

Assim como essa flor é conhecida nos meios acadêmicos como uma espécie de “planta da ressurreição”, Israel tornou-se conhecido entre os povos como “povo da ressurreição”. Durante séculos os judeus estiveram nos “sepulcros” das nações (veja Ez 37). Eles tinham se tornado um povo ressequido, a ponto de serem comparados a ossos sequíssimos (veja Ez 37.1-4), mas quando voltaram à sua terra, na região do Rio Jordão e do Lago de Genesaré, começaram a desabrochar. Israel “ressuscitou”, pois voltou a ter vida, superou as adversidades e fez a terra frutificar. Fisicamente Israel já reviveu, mas espiritualmente ainda não. Cumpriu-se o que está escrito em Amós 9.14-15: “Mudarei a sorte do meu povo de Israel; reedificarão as cidades assoladas e nelas habitarão, plantarão vinhas e beberão o seu vinho, farão pomares e lhes comerão o fruto. Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o Senhor, teu Deus”.
O núcleo de cada floco de neve é
enfeitado com a estrela de Davi.

Israel é único

Os cientistas afirmaram acerca da “flor da ressurreição”: “Nunca encontramos semelhante estrutura em membranas celulares de outras plantas... Essa é uma estrutura muito rara – talvez única”.

Essa descrição não poderia ser mais adequada ao povo de Israel, que realmente é singular. A passagem de Isaías 66.8 proclama que Israel é especial: “Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisa semelhante? Pode, acaso, nascer uma terra num só dia? Ou nasce uma nação de uma só vez? Pois Sião, antes que lhe viessem as dores, deu à luz seus filhos”.

Israel sob o microscópio

Assim como os pesquisadores descobriram o segredo do dente-de-leão apenas através do microscópio, nós também precisamos olhar pelo “microscópio” da profecia bíblica para entender o milagre que é Israel. Se observarmos Israel a olho nu, esse milagre permanecerá oculto. Somente através da Palavra de Deus a maravilha que é Israel se desvendará diante de nossos olhos, e somente pela Bíblia podemos avaliar corretamente o povo judeu. Essa será uma grande surpresa para o mundo, que costuma ver Israel apenas com olhos humanos. Deus não arranca aquilo que plantou e não permitirá que a semente de Israel pereça: “Assim diz o Senhor: Se a minha aliança com o dia e com a noite não permanecer, e eu não mantiver as leis fixas dos céus e da terra, também rejeitarei a descendência de Jacó e de Davi, meu servo, de modo que não tome da sua descendência quem domine sobre a descendência de Abraão, Isaque e Jacó; porque lhes restaurarei a sorte e deles me apiedarei” (Jr 33.25-26).

O Deus de Israel

Israel é um povo único e singular porque um Deus único e singular é fiel às Suas promessas. As pessoas já teriam quebrado suas promessas há muito tempo, mas a Bíblia diz: “...que deus há, nos céus ou na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, segundo os teus poderosos feitos?” (Dt 3.24). Ela também afirma: “Que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o Senhor, nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?” (Dt 4.7).

O escudo de Davi

O segredo da sobrevivência do “ranunculus asiaticus” é o “escudo de Davi”, que circunda e protege suas células. O segredo da sobrevivência de Israel é o Davi celestial, o Messias de Israel, Jesus Cristo. O salmista diz que Ele é “o Senhor, nosso auxílio e escudo” (Sl 33.20). E, por Seu amor, Israel não perecerá. A realidade desse amor de Deus por Seu povo não poderia ser descrita mais adequadamente do que através das palavras do profeta Oséias: “Serei para Israel como orvalho, ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano. Estender-se-ão os seus ramos, o seu esplendor será como o da oliveira, e sua fragrância, como a do Líbano. Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide; a sua fama será como a do vinho do Líbano. Ó Efraim, que tenho eu com os ídolos? Eu te ouvirei e cuidarei de ti; sou como o cipreste verde; de mim procede o teu fruto” (Os 14.5-8).

A estrela de Davi

O escudo protetor das células dessa planta tem o formato da estrela de Davi. Isso deve ser um consolo para todos os amigos de Israel que usam uma estrela de Davi em solidariedade a Israel e como identificação com seu Messias, Jesus. A estrela de Davi não tem origem ocultista. Ela já aparece na criação, e o próprio Deus a formou, colocando-a em uma flor e enfeitando o núcleo de cada floco de neve. Mesmo que muitos usem esse símbolo para fins ocultos, isso não deve nos perturbar. Para nós a estrela de Davi é mais uma referência à fidelidade de Deus para com Seu povo Israel. Quando Balaão pretendia amaldiçoar o povo judeu, mas pela vontade de Deus foi obrigado a abençoá-lo, profetizou: “Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro que ferirá as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete” (Nm 24.17).

Devemos confiar plenamente nas promessas de Deus, pois está escrito: “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel” (Hb 10.23).

Fonte: Chamada da Meia Noite

9 de mai. de 2010

INTIMIDADE E SERVIÇO


Intimidade e Serviço

Pr. Dido de Jesus
Lucas 7:36 – 38- Um dos fariseus convidou-o para comer com ele; e entrando em casa do fariseu, reclinou-se à mesa. E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo; ..e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.

Meditando nesta passagem bíblica, este momento descrito pelo Apóstolo Lucas, vemos os atos de uma mulher pecadora que ao saber que Jesus estava na casa de um fariseu, levou um vaso com bálsamo e também lhe regava os pés com lágrimas , beijava-lhe os pés e enxugava com os cabelos, ...eu e você teríamos tal iniciativa hoje?..., nos aproximaríamos de Jesus com nossos pecados e com nossa fé prestaríamos este serviço a ele buscando estar realmente servindo ao Senhor dos senhores, o Messias?. Hoje devemos querer estar perto do Senhor, mas para isso devemos ser fiéis, no último versículo deste mesmo capítulo Jesus diz a mulher “a tua fé te salvou, vai-te em paz.”, quantas e quantas pessoas podem ser salvas no momento íntimo de adoração a Deus, há um mover, uma adoração profética fluindo em muitos lugares e eu não quero e não posso ficar fora disso, adoração profética que quebra correntes, arrebenta ferrolhos e gera uma nova vida. Aquela mulher que esteve aos pés de Jesus estava acorrentada por pecados, mas ela teve estas correntes quebradas no momento em que se prostrou aos pés do Senhor, Lucas narra que ela chorava ao ponto de regar os pés de Jesus com suas lágrimas secando-os com seus cabelos, isso Lucas viu com seus olhos carnais, agora imagine como estava o coração daquela mulher naquele momento, os homens que estavam ali naquela casa não viram seu coração, mas Jesus, Jesus viu aquele coração totalmente quebrantado, sinceramente arrependido e cheio de amor pelo Senhor, apaixonado por Ele.

É hora de alcançar intimidade com Deus, é hora de nos curvarmos com corações quebrantados, é hora de declarar que somos apaixonados por Jesus, que o amamos e desejamos mais e mais a sua presença , é hora de muita seriedade e compromisso para que o Espírito Santo esteja agindo e nos usando, e “É necessário que Ele cresça e que eu diminua.Jo.3:30” Tenha muito cuidado você que é levita, pois “o homem é provado pelos louvores que recebe. Pr.27:21b”

Te digo também que você se solte, se desprenda desta timidez e celebre a presença , a glória do Senhor, pois você sabe o que Ele está fazendo.

I Coríntios 2:14-15
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. .Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.

Quanto a presença do Senhor em nosso meio, isto é uma promessa:
Mateus 18:20: “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.

Fonte: http://www.linksdejesus.com